Projetos em destaque

    Abaixo seguem aguns breves relatos de como os projetos destacados foram criados e realizados sob o comando de Cadu Dias Lopes.


“A Civilização Inca” - 1995
Quando foi chamado para integrar a equipe de midiaeducação do Colégio Santo Inácio - RJ, a primeira tarefa foi realizar um produto que motivasse uma equipe de alunos do 7º ano, ligada ao setor de mídia, e ao mesmo tempo produzir um vídeo educacional, com as professoras de história, que contasse um pouco sobre os Incas. O objetivo era utilizar esse vídeo com os alunos do 6º ano. Dessa forma produzimos com e para os alunos.

“SJ Geral Telejornal” - 1996 a 2009
Ao criar o CPTV Marista-Rio, foi proposto logo o desenvolvimento do SJ Geral Telejornal, o primeiro projeto midiaeducativo do Colégio São José, que faz a cobertura da olimpíada interna da escola. Há quatorze anos é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Muitos adolescentes e jovens descobriram suas vocações e encontraram seus caminhos participando dessas produções.

“Ed Mort, Procurando o Silva” - 1997
Esse projeto foi um divisor de águas dentro do colégio. Foi um trabalho interdisciplinar entre as equipes de midiaeducação e teatro. Foi feito tudo como manda o “figurino” de uma produção de cinema, é claro guardando as devidas proporções. Obtivemos a autorização do autor do texto, o escritor Luis Fernando Veríssimo, e partimos para a realização de um média metragem de cinquenta minutos que é sucesso até hoje na instituição. O making-of desse trabalho foi apresentado no Festival de Cinema do Rio de 2000.

“A História dos Números Através de Seculus” - 1997
Para ajudar os alunos do 6º ano do Colégio Santo Inácio a conhecer um pouco mais sobre a origem dos números, foi criado um personagem... o “Professor Seculus”. Com muita criatividade o núcleo de mídia, juntamente com as matérias de matemática e história, realizou esse “delicioso” trabalho. Tudo produzido com os alunos e para os alunos.

Descobridores Mirins” - 2001
O maior projeto de produção interdisciplinar realizado no Marista-Rio foi criado para motivar os alunos do 6º ano no despertar das questões da preservação do patrimônio histórico. Para isso, juntaram-se as disciplinas de midiaeducação, história, ciências, artes e arqueologia. Foi criado o primeiro simulador de um sítio arqueológico dentro de um colégio no Brasil, onde os alunos, depois de passarem por um treinamento muito enriquecedor, puderam viver um dia de “arqueólogo” no sítio criado no zoológico da escola. O documentário, mostrando todas as etapas desse trabalho, foi exibido no II Congresso Nacional Marista de Educação - Olinda PE - 2002, no XI Congresso da Sociedade de Arqueologia do Rio de Janeiro - 2002 e na III Mostra Marista de Tecnologia Educacional - Belo Horizonte MG 2002.

“Química na TV” - 2002
O primeiro grande projeto interdisciplinar que envolveu a midiaeducação e a disciplina de química no Marista-Rio, o “Química na TV” teve como objetivo apresentar uma “química” mais próxima da realidade, do cotidiano dos alunos e menos “burocrática”. Os 25 programas, entre ficção, telejornal, talk show, comerciais de tv e culinária foram produzidos por todos os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O sucesso foi tão grande que mais de 98% dos alunos alcançaram as notas máximas do período.


Integral de 1ª a 4ª série: Uma Experiência em Midiaeducação” - 2003
Trabalhar com crianças num projeto midiaeducativo onde elas pudessem “botar a mão na massa” de verdade sempre foi um sonho antigo. Em 1997 já havia sido escrito um pré-projeto que ficou guardado até 2003 quando, finalmente, tivemos condições de botar a ideia para frente. Numa parceria pedagógica, sem precedentes, com a supervisão da época, a equipe de midiaeducação recrutou quatro de seus ex-alunos para entender, estruturar juntos, dividir tarefas e realizar essa empreitada. Atuando com todos os alunos do período integral de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental (hoje 2º ao 5º ano E.F.), os encontros semanais eram um grande desafio. Pois trabalhar com crianças tão pequenas era uma experiência inédita para os ex-alunos da equipe. O trabalho foi tão bem realizado que no último trimestre de 2003 os alunos produziram um documentário sobre todas as atividades extra-classe que se chamou “Integral de 1ª a 4ª série: Uma Experiência em Midiaeducação”.
Na avaliação das crianças, no final do ano, a parceria com a equipe de midiaeducação foi a mais elogiada entre todas as outras.
Produção execuiva | home | topo da página